Home » HISTÓRIA » Brasil Colônia

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

  • Independência em: 07/09/1822
  • República em: 15/11/1889
  • Capital: Brasília
  • Extensão territorial: 8.515.767,049 km²
  • Idioma principal: Português
  • Localização: América do Sul
  • Moeda: Real
  • População: 211 milhões (estimativa 2020)

Mapas Estaduais

Brasil Colônia

No século XV, as grandes potências europeias eram Portugal e Espanha (Reino de Castela). Para ampliar os mercados consumidores e o comércio de especiarias, os dois países aventurarem-se na busca de novas terras além da Europa. Não era possível ir para as chamadas “Índias”, no continente asiático,  a partir da Europa, pois os povos de alguns países do Oriente Médio não permitiam que as caravanas da Península Ibérica passasem por suas terras. Então, em 1492, Cristóvão Colombo, chega onde, tempos depois, se consolidaria como o Continente Americano. Muitos historiadores colocam a República Dominicana, nas Antilhas / América Central, como o primeiro país onde Colombo desembarcou.

OTratado de Tordesilhas foi um acordo entre o reino de Portugal e o reino de Castela, celebrado em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas (Espanha), e tinha como objetivo a divisão do novo mundo entre castelhanos e portugueses, por um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, na África. As terras à leste do meridiano eram portuguesas, e parte oriental pertenceria a Portugal, e a ocidental, à Espanha. No Brasil, esta linha fazia divisas das terras entre Belém do Pará e Laguna (SC).

Em 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral, assim como Cristóvão Colombo, optou por tentar, em sua expedição, navegar em sentido oeste. No dia 22 de abril, terras onde atualmente se situam as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, foram avistadas, e muitas pessoas que lá residiam ficaram surpresas.  Cabral acreditava que tinha chegado à regiao das Índias, daí o surgimento do termo “índios” (atualmente, é recomendado referir-se “índios” como povos indígenas, uma vez que há, até hoje, uma diversidade cultural e de idiomas dos mesmos em várias partes do país).

Em maio de 1500, rezou-se a primeira Missa do Brasil, por Henrique de Coimbra, frade e bispo português. Também na Chegada dos Portugueses ao Brasil, destacou-se a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal.

A Primeira Missa no Brasil, quadro de Victor Meirelles (1860) – Domínio Público

O período colonial brasileiro se estende de 1530 (marcado pela missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza) a 1815 (quando o Estado do Brasil passou a ser o Reino de Portugal, Brasil e Algarves). Foi um momento histórico bastante conturbado, mas com uma grande expansão do território conquistado.

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira cidade do Brasil: São Vicente, no Litoral Paulista.

O comércio, neste período, era exclusivo com a Metrópole, Portugal. Quase todas as riquezas eram levadas para a Europa.

Muitas invasões estrangeiras aconteceram nesse períodos. Holandes e Franceses tentaram as terras existentes, mas foram expulsos nos conflitos, entre os séculos XVI e XVIII.

A escravidão era muito comum e iniciou-se por volta de 1550.

No século XVIII, já havia a luta pela identidade brasileira. Diversas explorações e expedições foram realizadas para ocupação do interior brasileiro, uma vez que a maior parte da população concentrava-se junto à costa.

Em alguns estados, haviam disputas de anexações de território, devido à luta entre espanhóis e portugueses pela conquista das regiões da América do Sul, baseadas nos tratados surgidos a partir da catequização dos povos indígenas, nas chamadas Missões Jesuíticas.

Neste período, destacam-se, ainda, os ciclos do café e da cana-de-açúcar, no Sudeste e Nordeste, respectivamente, que geraram o crescimento populacional e econômico de grandes cidades nessas regiões.

Em 1808, a Família Real Portuguesa promoveu avanços para o país, que já tinha uma certa emancipação de Portugal. Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I declarou a Independência do Brasil. Este fato marcou o fim do Brasil Colônia, e Dom Pedro I tornou-se Imperador do Brasil, dando início ao período do Brasil Imperio, que iria até 1889.

Foto atual de São Vicente, cidade mais antiga do Brasil
(Fonte: Arquivo Histórico / Sistema Costa Norte de Comunicação)