Rádio
LINK RECOMENDADO: Site radios.com.br.
O rádio segue como o meio de comunicação de maior alcance dos brasileiros, reforçado pelas rádios on-line e rádio web. Está presente em cerca de 90% dos lares brasileiros, com aproximadamente 9,4 mil emissoras em funcionamento, incluindo comerciais AM e FM e rádios comunitárias.
Em 2017, o Ministério das Comunicações promoveu a ampliação da faixa de frequência das estações (era de 88 MHz a 108 MHz, mas agora vai para 76MHz a 108 MHz). A ampliação ocorre após o processo do sistema de extinção do sinal analógico e implantação do sinal digital.
LEITURA RECOMENDADA 1: Inauguração da Banda Estendida do FM pela Empresa Brasileira de Comunicação, em maio de 2021 (Link para o site da Agência Brasil).
LEITURA RECOMENDADA 2: Rádio Liberdade FM é a primeira do Rio Grande do Sul a ocupar a nova faixa de transmissão estendida do FM (link para o site Coletiva.net).
Número de rádios em Operação no Brasil – 2014
Fonte: Ministério das Comunicações / Tudoradio.com
Televisão
DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA, NO CANAL JORGESHOW, DO YOUTUBE.
A Televisão Brasileira foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, por Assis Chateaubriand e através da inauguração da TV Tupi (extinta em 1980). A transmissão via cores foi iniciada em 19 de fevereiro de 1972, na Festa da Uva de Caxias do Sul, com imagens geradas pela TV Difusora de Porto Alegre.
Ao longo das décadas, a Televisão alcançou praticamente todo o país, representando um importante papel na informação dos brasileiros.
Porém, há questionamentos, sobretudo nos últimos anos, com relação à qualidade de alguns programas exibidos e à exposição de certos conteúdos a crianças e adolescentes. Daí surgiu o sistema de Classificação Indiciativa, criado pelo Ministério da Justiça para uma organização da programação das emissoras e aconselhamento aos pais responsáveis sobre a faixa etária associada ao conteúdo exibido (entre “Livre para todos os públicos” e “Não recomendado para menores de 18 anos”). A concorrência com as redes sociais e os sistemas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Globoplay e outros) representaram uma queda na audiência das emissoras (se um programa de TV líder de audiência tinha, nos anos 1980, 60 pontos de audiência, hoje, em média, 25 a 30 pontos são considerados ótimos, do ponto de vista comercial de uma emissora).
A TV por assinatura teve também um grande alcance a partir dos anos 1990. Muitos canais, nacionais e estrangeiros, se consagraram (SporTV, Multishow, Viva, Cartoon Network, Telecine, Nickelodeon, CNN Brasil, Jovem Pan, GloboNews, Espn, Discovery, Universal Studios, TNT) e outros.
Já a TV aberta vem passando por um processo de transformação para o formato digital. As principais redes de TV aberta do Brasil são:
- Globo: inegavelmente a de maior alcance, audiência e influência no país, sendo fã ou não. Foi fundada em 1965;
- SBT: famosa por uma programação voltada para a família, iniciou suas atividades em 1981. É comandada pelo empresário e animador Silvio Santos;
- Record: surgida em 1953, teve um crescimento mais acentuado a partir dos final dos anos 1990. Pertence à Igreja Universal do Reino de Deus, mas tem programação variada, alternada com programas religiosos;
- Band: Fundada em 1967, por João Jorge Saad, investe em programação esportiva e jornalística;
- RedeTV!: Fundada em 1999, em substituição à TV Manchete (emissora fundada em 1983, por Adolpho Bloch, que fez história na televisão, atrapalhando a hegemonia da Globo, com a novela Pantanal, em 1990), prioriza o de entretenimento e o jornalismo de celebridades;
- TV Cultura: Criada em 1961, mas considerada oficialmente fundada em 1969, é uma TV pública pertencente ao Governo de São Paulo. Famosa por sua programação infantil, também transmite programas educativos e informativos. Há emissoras públicas em quase todas as Unidades da Federação. A TVE-RS e a TV Brasil também são emissoras públicas.