Vamos conhecer um pouco dos principais pontos turísticos e cidades brasileiras.
Lembrando que ainda estamos na pandemia (maio de 2021). Há lugares com restrições para o turismo e outros tem o “Selo Turismo Responsável”, que mostra que a hospedagem está de acordo com todas as normas de segurança contra o Covid-19.
De qualquer maneira, vale a divulgação desta lista, para fins didáticos.
Rio de Janeiro (RJ)
Maior destino turístico do Brasil, tem belezas naturais ímpares no mundo, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. É um dos maiores polos culturais do Brasil, além de apresentar diversas praias (Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e outras), com grande movimentação e vida noturna agitada (não tem cena mais carioca que um chopinho na beira do mar)
Florianópolis (SC)
A “Ilha da Magia”, com suas 42 praias, apresenta muitas belezas naturais, lagoas, morros e belas paisagens. Recebe turistas de todo o país, através de seu alto astral e das comidas típicas de frutos do mar.
Foz do Iguaçu (PR)
Cidade que faz fronteira com dois países (Argentina e Paraguai), tem muitas atrações naturais (como as belíssimas Cataratas do Iguaçu). O turismo de compras no lado paraguaio faz de Ciuidad del Este um dos maiores centros comerciais do mundo, atraindo muitos brasileiros.
São Paulo (SP)
Não é apenas a função de realização de negócios que São Paulo se destaca. A quarta maior cidade do mundo apresenta teatros, parques, museus, centros de compras e muitas outras atrações.
Salvador (BA)
Conhecida como a “Boa terra” e por sua receptividade, culinária e patrimônio histórico e cultural imensos, Salvador localiza-se no chamado Recôncavo Baiano. A maior cidade nordestina atrai turistas do mundo todo. Um programa muito bom de se fazer é experimentar o acarajé (bolo de feijão com camarão), produzido
ao ar livre, em barracas, pelas baianas típicas.
Gramado / Canela (RS)
Para escapar do calor de grande parte do país, uma das grandes pedidas são as cidades gaúchas de Gramado e Canela. O friozinho do inverno e o clima ameno do verão atrai um sem número de pessoas de todo o Brasil. São cidades de estilo europeu, com muitas atrações, ou seja, ninguém fica parado nessa região. Vale conferir
o Café Colonial, o Founde (ideal para as noites frias) são as iguarias que não podem deixar de serem experimentadas. Em Canela, vale conhecer a Cascata do Caracol.
Natal (RN) e Jericoacoara (CE)
As famosas dunas fazem os turistas se divertirem e terem emoções fortes em passeio de buggy. Nessas regiões, é verão o ano inteiro.
Porto Seguro (BA)
A região onde os portugueses chegaram, em 1500, atualmente é um dos lugares favoritos dos adolescentes e jovens. O Centro Histórico de Porto Seguro é outra atração importante
Caldas Novas (GO)
Um das maiores estâncias hidrotermal do mundo é destinada a quem gosta de relaxar em águas quentes. Tem parque aquático e muitas outras atrações em meio à natureza, no interior brasileiro.
Fortaleza (CE) e Recife (PE)
Movimentadas, a orlas de Fortaleza e Recife atraem turistas de todas as regiões brasileiras, em busca do clima quente e da cultura típica nordestina (frevo, maracatu, forró, humor cearense e outros). A vizinha de Recife, Olinda, guarda um riquíssimo patrimônio cultural e histórico do Brasil.
Porto de Galinhas (PE)
As piscinas naturais típicas desta praia e suas belas paisagens marítimas, localizadas a cerca de 100 km ao sul do Recife, encantam os visitantes.
Ouro Preto (MG)
Outro importante patrimônio histórico brasileiro. Bastante preservado, tem edificações de mais de 300 anos, como suas belas igrejas. Museus, com obras do grande escultor Aleijadinho e amostragens de minérios, são visitas importantes no roteiro.
Búzios e Cabo Frio (RJ)
Praias de grande badalação, por artistas e turistas, e belezas naturais, as duas fazem parte da Região dos Lagos. Búzios já foi cenário de novela. Cabo Frio, por sua vez, tem um imponente forte estratégico.
Bonito (MS)
Na região do Pantanal, é possível mergulhar e conhecer paisagens únicas, interagindo com a cavernas de águas subterrâneas.
Belém (PA)
O norte do país também apresenta potencialidades turísticas. Para quem não é paraense e quer curtir um programa diferente, vale a pena visitar o Mercado Ver-o-Peso, com diversos tipos de vegetais, boa parte deles desconhecidos de grande parte dos brasileiros, por conta da diversidade amazônica.
Manaus (AM)
O encontro das águas dos rios Negro e Solimões, o Teatro Amazonas e a Zona Franca são as principais atrações da maior cidade da Região Norte Brasileira.
Bento Gonçalves (RS)
A “Pequena Itália” (nome associado à imigração italiana na região), a produção de uva e vinhos, com suas vinícolas, e o turismo de eventos atraem um grande contigente de turistas. Vale conferir o galeto, a sopa de capeletti, a polenta, o radicci (espécie de rúcula) e as massas dos restaurantes típicos.
REFERÊNCIAS:
BLOG Quanto Custa Viajar. Disponível em: https://quantocustaviajar.com/blog/os-10-lugares-mais-visitados-no-brasil/. Acesso em: 20 mai 2021.
MELO, Cecília. Número de turistas em viagem pelo Brasil cresce em 2019. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/numero-de-turistas-em-viagem-pelo-brasil-cresce-em-2019#:~:text=O%20turismo%20brasileiro%20segue%20em,(95%2C5%20milh%C3%B5es). Acesso em: 20 mai.2021.