Ao todo, em 2020, o Brasil tem quase 110 milhões de veículos registrados.
Com o fenômeno da industrialização brasileira, no século XX, surgiram e se instalaram diversas fábricas de automóveis no país. Ao longo dos anos, a população teve melhores condições de aquisição de automóveis, motos, caminhões e outros tipos de veículos.
Modelos de Fusca, Kombi, Brasília, Variante, Opala, Santana, Passat, Voyage, Uno, Gol, Chevette e Monza, entre outros, deixaram um grande legado e saudosismo.
Atualmente, empresas montadoras de vários países tem representação no Brasil. No entanto, com os custos de produção mais elevados, alguns modelos populares sairam de linhas, e outros, com recursos mais avançados, foram ganhando espaço.
As bicicletas e as motos também são outros meios de transportes bastante usados pelos brasieiros, pela sua praticidade e por menos custos (ou para lazer, como no caso da bicicleta).
O meio rural também se beneficia do maquinário produzido para períodos de safra e plantio. Alguns modelos de veículos para uso nas lavouras chegam a custar mais de R$ 1 milhão, por conta de sua tecnologia avançada e diversos recursos.