
A formação geológica do Brasil foi propícia para a formação de um vasto complexo de riquezas minerais, em quase todos os estados.
Na atualidade, as questões ambientais estão inseridas na extração mineral. Por conta disso, alguns processos de licença para mineração precisam de autorizações especiais e licenciamento de órgãos ambientais para sua utilização; são processos lentos e burocráticos, porém necessários, a fim de evitar possíveis impactos ambientais. Os cuidados aumentaram após às tragédias ambientais da década de 2010, em Minas Gerais.
Entre os principais minérios encontrados no Brasil, estão o ferro, bauxita, manganês e nióbio. O país é um dos maiores exploradores do mundo, junto à Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália.
Em Minas Gerais, o chamado Quadrilátero Ferrífero, maior região produtora de minério de ferro do país, abrange 27 municípios (entre eles a cidade histórica de Ouro Preto) e tem mais de 7.000 km². Também se extraem na região minerais como o ouro e o manganês. Sua produção abastece as usinas siderúgicas nacionais, localizadas principalmente no Estado do Rio de Janeiro.
Prinicipais minerais encontrados no Brasil:
Alumínio, Ametista, Amianto, Calcário, Carvão, Chumbo, Cobalto, Cobre, Cromo, Diamante, Estanho, Ferro, Fosfato, Manganês, Nióbio, Niquel, Ouro, Petróleo, Quartzo, Sal Marinho, Titânio, Tório, Tungstênio, Urânio, Xisto, Zinco, Zircônio.
Principais estados produtores de minerais:
- Minas Gerais (82,9%);
- Rio Grande do Sul (8,7%);
- Mato Grosso do Sul (2.5%);
- Bahia (2,3%);
- Paraná (2,6%);
- Pará (1%).
REFERÊNCIAS:
DECICINIO, Ronaldo. Minerais metálicos – Ocorrência e exploração no Brasil. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerais-metalicos-ocorrencia-e-exploracao-no-brasil.htm . Acesso em: 20 mai. 2021.
QUADRILÁTERO FERRÍFERO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Quadril%C3%A1tero_Ferr%C3%ADfero&oldid=60385503>. Acesso em: 5 fev. 2021.