
Além da sua forte industrialização, o Brasil é um dos maiores produtores pecuários e agrícolas do mundo, gerando riqueza edando origem a uma parcela significativa do setor nas exportações para o mercado externo.
A carne bovina brasileira é considerada uma das melhores do mundo. Para chegar a este patamar, foi realizado um longo caminho. Não apenas a produção bovina, mas de outros tipos de animais, como os suínos, aves, equinos, ovinos, bubalinos, também representam bastante potencial de qualidade e de geração de riquezas.
A atividade pecuária no Brasil começou no Nordeste, no século XVI, com cabeças de gado vindas de Cabo Verde, na África. Era uma atividade complementar e o gado utilizado tinha a finalidade de tração e transporte. Porém, os vaqueiros expandiram o gado para outras regiões ao longo dos séculos. Na primeira metade do século XVIII, a pecuária bovina se estende para o sul do país, região com grandes pastagens naturais para sua criação.
Atualmente as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste são os principais produtores de bovinos; no Nordeste, os destaques são os caprinos e muares. Os ovinos tem maior criação no Sul; e os suínos e aves predominam nas regiões Sul e Sudeste.
Na atualidade, a pecuária de corte (carnes para consumo), a pecuária de gado leiteiro e a genética animal são grandes elementos de fortalecimento do setor no Brasil. O setor rural cresce cada vez mais: feiras e eventos fortalecem o mercado, assim como os leilões (no RS, remates).
O Brasil é o segundo maior rebanho bovino do mundo, atrás apenas da Índia, com mais de 244 milhões de cabeças e 10,31 milhões de toneladas de carne produzidas (perdendo apenas para os Estados Unidos), segundo dados de abril de 2020, além de um crescimento, entre 2016 e 2020, de 11,3%. [1]
Os principais países aos quais o Brasil exporta a carne bovina são, em 2020: China (40,93%), Hong Kong (15,93%), Egito (8,44%,), Chile (5,56%) e Estados Unidos (3,7%).
NOTAS
[1] Adaptado de: FarmNews. Disponível em: https://www.farmnews.com.br/mercado/maiores-rebanhos-e-produtores-de-carne-bovina/#:~:text=Mas%20%C3%A9%20importante%20destacar%2C%20no,e%20Estados%20Unidos%2C%20nessa%20ordem. . Acesso em: 18 mai 2021.