Arquitetura

Brasília, cidade planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012)

A Arquitetura brasileira é uma das mais diversificadas do mundo e abrange uma mistura de diversos estilos. No período colonial, a influência da residências era portuguesa, com padrão uniforme de pavimentos (notamos este estilo nas cidades históricas de vários estados, entre eles Minas Gerais).

O Neoclássico é visto com frequência em palácios, prédios e outras construções oficiais e urbanas. No entanto, no interior do Brasil, o Barroco e o Rococó tiveram uma grande influência. O Barroco também é bastante identificado na arquitetura religiosa (sacra) do Brasil, em especial na segunda metade do século XVI. [1]

Várias cidades do Brasil possuem grande valor arquitetônico. Além das diversas cidades de MG, os estados da BA, MA, RJ, SC, RS, SP, GO e PE abrigam diversos centros urbanos com grande parte de seu território composto por residências antigas e bairros históricos.

Atulamente, a verticalização (prédios) acontece em muitas cidades brasileiras. O aumento dos negócios imobiliários fez com que grandes edifícios fossem construídos. Confira a lista dos maiores edifícios do Brasil aqui.

Oscar Niemeyer (1907-2012), que planejou Brasília, e Roberto Burle Marx (1909-1994) são dois grandes nomes entre os diversos arquitetos brasileiros (Leitura complementar).

LEITURA RECOMENDADA: http://bndigital.bn.gov.br/dossies/rede-da-memoria-virtual-brasileira/arquitetura-e-urbanismo/arquitetura-no-brasil/

NOTAS

[1] https://archtrends.com/blog/arquitetura-brasileira/, acessado em 19 mar. 2022.

Projeto independente com informações sobre o Brasil