Mesmo sendo o único país de Língua Portuguesa, por conta da não ultrapassagem das terras do Tratado de Tordesilhas (onde as terras espanholas estavam preservadas), o Brasil se sobressai em relação a outras nações sul-americanas, tendo uma geografia estratégica, uma boa capacidade de protagonismo e destaque na economia.
Nos anos 2000, o Produto Interno Bruto do Brasil apresentou oscilações, por conta de políticas econômicas de diferentes governos. O Brasil, país de grande território e potencialidades, exporta produtos como: soja, minério de ferro, bauxita, cana de açúcar, frango, carne bovina, café, petróleo e celulose. A agricultura familiar, de subsistência e voltada para o mercado interno, ganhou destaque nos últimos anos.
As regiões de fronteira, como a Amazônia, são muito importantes por sua biodiversidade e pela pesquisa, mas a vigilância dos países da região é complexa, dificultando a segurança.
Em contrapartida, a extensa costa do Oceano Atlântico facilita o transporte marítimo para outros continentes. A costa brasileira, com o Oceano Atlântico, é de 7.367 km.
O território brasileiro ocupa 47% do América do Sul, além de ter, praticamente, metade da população do subcontinente.