O Censo Demográfico do IBGE se constitui na principal fonte de referência para o conhecimento da realidade, da população brasileira e sua caracterização territorial e socioeconônica do Brasil, objetivando a ajuda para o desenvolvimento de políticas públicas.
A primeira vez de um recenseamento da população no Brasil foi em 1808, para interesses militares. Porém, o recenseamento realizado em 1872, denominado Censo Geral do Império, é considerado o primeiro efetuado no País, tendo sido conduzido pela então Directoria-Geral de Estatística.
Segundo o IBGE:
Em 1940, após a radical transformação da estrutura dos serviços de estatística no País – criação do Conselho Nacional de Estatística – CNE e do Conselho Nacional de Geografia – CNG, que, juntos, passaram a integrar o IBGE por força do Decreto-Lei n. 218, de 26.01.1938 – o Instituto realizou, em 1o de setembro, o V Recenseamento Geral do Brasil, que correspondeu ao quinto censo populacional. Desde então, ocorreram alterações e aprimoramentos em variados aspectos técnicos, tecnológicos e operacionais da pesquisa, que lhe conferiram um salto de qualidade. Dentre eles, se destacam a instituição de parcerias, visando ampliar a integração entre o IBGE e as comunidades locais, bem como a utilização, de forma intensiva, de tecnologias digitais que permitem levar a cada segmento de usuários as mídias mais apropriadas.
Sobre o Questionário Básico da pesquisa, há a investigação de dados sobre as características do domicílio e dos moradores. A investigação nos domicílios selecionados, no Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, com temas específicos.
O Censo do IBGE ocorre a cada dez anos, com presença de rescenseadores em todo o país e com sua abrangência geográfica nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários.
Por conta da Pandemia do Covid-19 e de cortes no orçamento do Governo Federal, o Censo 2020 foi transferido para 2021. Porém, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Censo deve será realizado em 2022.
Mais informações no site do Censo do IBGE.