Um dos primeiros meios de transporte no Brasil foram as ferrovias.
A Estrada de Ferro Mauá foi inaugurada em 1854, pelo Imperador Dom Pedro II; tem 18 km de extensão e ligava o Porto de Mauá à cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Funcionou até 1888 e foi a primeira ferrovia instalada no Brasil.
Porém, desde o final dos anos 1980, o transporte de passageiros via trens foi drasticamente reduzido, restando apenas os metrôs e trens urbanos das grandes capitais (São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras).
Atualmente, as ferrovias brasileiras são mais utilizadas para transporte de cargas e minérios. Existem trens turísticos em locais como o Rio de Janeiro (trem que leva ao Cristo Redentor), a ferrovia de São João del Rei (em Minas Gerais) e a Ferrovia do Vinho, que liga Carlos Barbosa a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de mais de 30 mil km de extensão, em 23 Unidades da Federação (quatro tipos de bitolas e 1.121 km eletrificados.
Atualmente, as principais ferrovias brasileiras são: Ferrovia Nova Transnordestina; Ferrovia Norte-Sul; Estrada de Ferro Vitória a Minas; Ferrovia do Pantanal; e Estrada de Ferro Carajás.
FONTE DO MAPA: https://www.antf.org.br/mapa-ferroviario/