A agricultura familiar está presente em quase 85% das propriedades rurais brasileiras e é responsável por 70% da produção agrícola brasileira. Cerca de metade das propriedades estão no Nordeste, que gera 1/3 da produção total, segundo dados da Embrapa.
A mecanização da lavoura e a expansão do agronegócio estão entre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares. Porém, os mesmos resistem e fazem o cultivo de diversos produtos.
Em todos os biomas do país, encontram-se produtos que são comercializados pela agricultura familiar, como as frutas, legumes, verduras e animais, sendo que os principais são o milho, café, mandioca, feijão, arroz, trigo, leite, carne suína, bovina e de aves.
Nas últimas duas décadas, programas de incentivo visam fomentar e manter a produção e o incentivo à Agricultura Familiar, como Destacam-se o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Garantia Safra.
Além de gerar emprego e renda, saborosos derivados surgem da Agricultura Familiar, como queijos, sucos naturais, doces, geleias e outros.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/agricultura-familiar/, acesso em: 19 mai 2021.