Literatura
Lavras do Sul tem bibliotecas nas Escolas Licínio Cardoso, I.E.E. Dr. Bulcão, CTG Marco das Águas e Casa de Cultura José Néri da Silveira (Biblioteca Prof. Anita de Medeiros). Aberta no horário da Casa de Cultura (segunda a sexta, entre 8h e 14h, exceto feriados), apresenta diversos livros para leitura dos munícipes e estudantes.
Os principais escritores ligados ao Município são: Gujo Teixeira, Edilberto Teixeira (In Memoriam), Carlos Moraes (In Memoriam), Fernando Adauto (In memoriam), Blau Souza, Moisés Menezes, Maria Esther, João Francisco Trein Leite, Maria Elizabeth Barbieri, Sandra Porciúncula, Mateus Brondani, Tabajara Gaúcho da Costa, Toti Teixeira, Chico Lopes, Murilo Góes.
Também foram produzidas coletâneas e obras de grande valia para Lavras do Sul. Exemplos:
- I Seleção Literaria Lavrense, de 1999, com vários autores
- Lavras do Sul – Na Bateia do Tempo, Edilberto Teixeira (In Memoriam), 1992, dois volumes
- Olhares da Minha Terra, Gujo Teixeira, 2013.
- De todo laço, Blau Souza
- Das Lavras e Nós, de Toti Teixeira
Anualmente, realizada em vários lugares da cidade e datas Alternadas, a Feira do Livro de Lavras do Sul promove atividades culturais, teatrais e comercialização de livros, vindos de livrarias
de Caçapava do Sul e Bagé, entre outros municípios, para estudantes e público em geral.
Em 2026, a Papion Informática e o Studio Bazar Palima são os principais locais de venda de livros, em especial para o público infantil. Alguns estabelecimentos comerciais também fazem a venda de livros de autores locais, como Blau Souza e Gujo Teixeira.
Dança
Atividade cultural bastante movimentada em Lavras do Sul, a dança é representada, em 2026, pelos principais grupos:
- Grupo de Dança Vem Dançar: coordenado pela coreógrafa Ane Rose Lopes Silva, existe há cerca de quinze anos e tem mais de 50 dançarinos e dançarinas, que representam Lavras do Sul com excelentes performances, em diversos festivais pelo estado e até no Exterior (como em Rivera, no Uruguai).
- CTG Marco das Águas: As invernadas do CTG cultivam as tradições do Rio Grande do Sul, nas categorias mirim,
juvenil e adulta, sempre com belos espetáculos relacionados às manifestações culturais gaúchas. - Companhia de Danças de Lavras do Sul: fundada em dezembro de 1995, já excursionou pela Europa, em 1997, e por estados
como Santa Catarina. Uma de suas coreógrafas foi Leonor Rodrigues, que, nos anos 2000, organizou uma excursão
com parte dos dançarinos da companhia para o Carnaval do Rio de Janeiro. Comemorou seus 30 anos em 6/12/2025,
em um evento aberto ao público, no Ginásio Municipal de Esportes Fernando Pellizzer Teixeira. É especializada
em corografias baseadas no folclore argentino e gaúcho.
Bandas Marciais
Cada escola de Lavras do Sul tem a sua Banda Marcial. Algumas costumam se apresentar mais especificamente no Desfile Cívico de 7 de Setembro (Dia da Independência do Brasil). Outras, porém, vão além da referida data. Exemplos:
- Banda Marcial do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão – BMB: Com diversas apresentações musicais e um repertório variado, vários estudantes de Lavras do Sul já passaram ou estão na BMB, que sempre participa de eventos, ora oficiais, ora particulares e até em outros municípios.
- Banda Marcial da Escola Dr. Claúdio Bulcão e Banda Marcial da Escola Dr. Crispim Raymundo de Souza: Nos anos 2020, a Escola Dr. Crispim teve fusão com a Escola Dr. Cláudio. Até então, as duas bandas atuavam separadamente. A Banda da Escola Dr. Crispim deixou uma legado de ser uma das mais populares do município, tendo um repertório também variado. A Banda da Escola Dr. Cláudio segue mantendo o sucesso deixado
pela Banda Dr. Crispim. - Banda Marcial da Escola Municipal Odessa Petrarca, no Ibare: Criada em meados dos anos 2010, já se apresentou em Dom Pedrito e outras regiões. Tem uma ótima estrutura e repertório.
Fotografia
Uma das atividades culturais e de lazer preferidas dos lavrenses é a fotografia.
A fotografia das nossas paisagens e cenários é praticada por diversos fotógrafos, de várias idades, sendo amadores ou profissionais, que registram os mais variados temas, como as paisagens, os prédios históricos, os eventos, as competições esportivas, entre outros.
Alguns exemplos de pessoas ligadas a Lavras do Sul que obtém fotos
de alta qualidade do nosso município:
- Victor Vidal Gonçalves
- Nina Boeira
- Lucas Trindade
- Marline Oliveira
- ZK Severo
- Marina Campos
- Mariane Soares
OBSERVAÇÃO: Por gentileza, se alguma informação estiver incorreta ou desejarem acrescentar novos dados sobre os assuntos aqui apresentados, entrem em contato conosco em nossas plataformas nas redes sociais. Ficaremos muito agradecidos com a sua participação.
