ABAETÉ, Lagoa do.
Ponto turístico de Salvador/BA, localizado a cerca de 30 minutos do centro da capital baiana. É tema de canções populares.
ABARÁ
Bolo de origem afro-brasileira produzido com massa de feijão temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, com recheio de camarão, embrulhado em folha de bananeira e cozida em água.
ABAETETUBA
Cidade de mais de 100 mil habitantes, da Região Metropolitana de Belém (PA).
ABC PAULISTA
Região industrial da Grande São Paulo, composta pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Tem quase 830 km² de área e um população de 2.671.500, segundo o IBGE (2022).
ABERTURA DOS PORTOS
Ato que, com a chegada da Família Real Portuguesa, em janeiro de 1808, ao Rio de Janeiro, decreta o fim do monopólio comercial do Brasil Colônia e abre os portos marítimos para embarcações de outros países. Foi decisiva esta medida para a aceleração do processo de Independência do Brasil, que viria a ocorrer em 1822.
ABNT
Sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade responsável por normalizar padrões científicos no Brasil, entre eles trabalhos acadêmicos e universitários.
ABOLICIONISMO
Movimento ocorrido em vários países, a partir do século XIX, que visava acabar com a escravidão e promover igualdade a todos os cidadãos, independente de cor, raça ou etnia. O Brasil só declarou a Abolição da Escravatura em 1888, mais tarde do que várias nações das Américas.
ABREU E LIMA
Cidade de mais de 100.000 habitantes, localizada na região metropolitana do Recife (PE).
ABROLHOS
Arquipélago localizado junto ao sul da Bahia, composto por cinco ilhas, com visitação controlada. Está próximo à cidade baiana de Caravelas, próximo à divisa com o Espírito Santo; È um santuário de espécies de fauna e flora marinhas, com muita diversidade.
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Entidade inaugurada em 20 de julho de 1897, no Rio de Janeiro, que visa promover a literatura e cultura brasileira. Possui quarenta cadeiras permanentes, ocupadas por escritores que se tornam “imortais”. Um dos fundadores foi o consagrado escritor Machado de Assis, autor do clássico “Dom Casmurro”.
AÇAILANDIA
Município do Maranhão, próximo ao Pará e ao Tocantins, situado na região de transição do Cerrado para a Amazônia. População aproximada de 160 mil habitantes.
ACRE
Unidade da Federação localizada no extremo oeste do Brasil, que faz divisa com Rondônia e Amazonas, além de Bolívia e Peru. Capital: Rio Branco. População em 2022 (IBGE): 880.631; 22 municípios. Estado com bastante predomínio da Floresta Amazônia, que apresenta desafios ambientais e sustentabilidade.
AGRESTE
Zona de transição entre o Litoral e o Sertão Nordestino. Nela estão situadas cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Feira de Santana (BA). Apresenta mais chuvas do que as área do semiárido, além de áreas de serras.
AGULHAS NEGRAS
Um dos pontos mais elevados do Sudeste Brasileiro, localiza-se, com base em Resende (RJ), entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Altitude de 2.797 metros. Possui uma Academia Militar do Exército Brasileiro. Já apresentou temperaturas negativas no inverno, o que é raro na região.
ALAGOAS
Unidade da Federação Brasileira localizada na Região Nordeste, entre Sergipe, Bahia e Pernambuco. Sua capital é Maceió, a superfície é 27.830,661 km² e a população estimada pelo IBGE para 2024 é de 3.220.104 habitantes, distribuídos em 102 municípios (Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios são os maiores municípios alagoanos e população). A produção de açúcar e o turismo, com belas praias tropicais e piscinas naturais, são as principais atividades econômicas do estado. Alagoas foi palco da Guerra dos Palmares, na atual região da União dos Palmares, em que Zumbi dos Palmares (que preferiu a morte do que estar escravizado) comandou o primeiro movimento para a libertação dos escravos e liberdade no país.
ALAGOINHAS
Cidade do Agreste baiano, com mais de 160 mil habitantes, a 108 km de Salvador, sendo cortado pela BR-101.
ALCÂNTARA
Cidade da Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, com pouco mais de 20 mil habitantes e patrimônio histórico e arquitetônico. Separa-se da São Luís pela Baía de São Marcos.
ALEGRETE
Maior município gaúcho em superfície, com 7.800 km² de área, localizado na Fronteira Oeste, com cerca de 76 mil habitantes e a 505 km da capital do estado, Porto Alegre, foi a terra natal de Oswaldo Aranha (1894-1960), um dos grandes nomes da política mundial, e chefe da delegação brasileira, na primeira Assembleia Geral das Nações. Unidas, em 1947. Também nascido em Alegrete, mas identificado com Porto Alegre, Mario Quintana (1906-1994) foi um dos grandes nomes da poesia brasileira, mesmo deixado em segundo plano pela Academia Brasileira de Letras. A família de músicos tradicionalistas, Os Fagundes, compôs um dos hinos de referência do gaúcho (“Não me perguntes onde fica o Alegrete, Segue o rumo do teu próprio coração…”). Na área esportiva, realiza, desde 1980, o Efipan, torneio de futebol infantil anual, que já revelou talentos como Ronaldinho Gaúcho. Abriga o famoso Posto Texacão do Caverá, a pouco mais de 110 km da fronteira com a Argentina, às margens da BR-290. Os rios Ibirapuitã e Ibicuí são os mais importantes que correm pelo território alegretense, que tem ainda vastos campos e lavouras de arroz e gado bovino, sendo um dosmaiores produtores agropecuários do Estado.
ALEIJADINHO
Nascido em 1730 e falecido em 1814, é o apelido de Antônio Francisco Lisboa, filho de um arquiteto português e uma escrava, que deixou de ser escravo pelo pai ao nascer. Aprendeu arquitetura e escultura e tornou-se um dos maiores artistas da história e o grande nome do Barroco Brasileiro. A ele, se referem destacam obras como Os Doze Profetas e Via Crucis (Congonhas) e várias obras em diversas cidades históricas de Minas Gerais (entre elas, Ouro Preto, São João Del Rei e Mariana). Segundo consta, de 1777 em diante, Aleijadinho foi vítima de lepra deformante, o que não o impediu de fazer grande obras-primas. Morreu esquecido e pobre em Ouro Preto (outrora Vila Rica), mas deixando um grande legado para a arte brasileira.
ALENCAR, JOSÉ DE
Escritor brasileiro (1829-1877), um dos maiores nomes do Romancismo da Literatura Brasileira), com obras como “Iracema” e “Senhora”, e sua temática era baseada no nacionalismo e história brasileira.
ALTAMIRA
Localizado no centro-sul do estado do Pará, é o maior município brasileiro e um dos maiores do mundo. Para se ter uma ideia, a sua área é maior do que muitos países (Irlanda e Portugal, por exemplo) e os estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Possui 159.533,328 km² e uma população de 126.279 habitantes. Tem como principais rios, o Xingu, o Iriri e o Curuá. Seu clima é equatorial.
ALMEIDA, ARACY DE
Rio de Janeiro (1914-1988), cantora brasileira bastante popular durante o século 20, e grande intérprete das músicas de Noel Rosa. Foi jurada do Show de Calouros (quadro do Programa Silvio Santos).
ALVES, ATAULFO
(Miraí-MG, 1909 – Rio de Janeiro, 1969). Cantor popular brasileiro com mais de 300 composições (exemplos: Ai que saudades da Amélia; Pois é; Na cadência do samba).
ALVORADA
Município da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Anexado à RMPA em 1973, tem uma área de 71,6 km² , uma População, segundo estimativa, IBGE 2020, de 211.352 habitantes e uma densidade demográfica 2.949,9 hab/km². O nome do município se origina da prática diária dos habitantes da cidade que acordavam cedo para trabalhar, saindo do município no amanhecer (a expressão “nascer do sol” tem o significado de “alvorada”). O povoamento da região iniciou em maio de 1776, em sesmarias entregues a João Batista Feijó. O município surgiu pela junção de dois bairros: Passo do Feijó e Passo da Figueira. Alvorada situa-se a 16 km do Centro de Porto Alegre. Originou-se de Viamão.
AMADO, JORGE
Escritor brasileiro (Itabuna, 1912 – Salvador – 2001), um dos maiores e mais traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Autor de clássicos que retratavam a realidade e o ambiente da Bahia (principais obras: Gabriela, Cravo e Canela, Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos).
AMAPÁ
Estado brasileiro da Região do Norte, com uma área de 142.828,521 km², e uma população de 877.613 habitantes (estimativa IBGE para 2021), com Macapá, a capital, sendo o município mais populoso, seguido por Santana e Laranjal do Jari. Quase todo o estado é coberto pela Floresta Amazônica e parte dele é cortado pela Linha do Equador (em Macapá, há um estádio de futebol com metade dele no Hemisfério Norte e a outra no Hemisfério Sul). Não possui acesso rodoviário com outras regiões do Brasil. Outra curiosidade é que o Amapá faz fronteira com a Guiana Francesa (território francês de Ultramar, sendo uma extensão da França Metropolitana), o que faz com que a fronteira com a do Brasil seja a maior do país europeu (cerca de 700 km).
AMAZONAS
Localizado no Norte do Brasil, é o maior Estado Brasileiro, com uma área de 1.559.167,878 km², população de 3.941.613 habitantes, conforme o Censo de 2022 do IBGE, e uma densidade demográfica é baixa, com cerca de 2,23 habitantes por km². Tem 62 municípios e um dos maiores conjuntos de territórios indígenas do Brasil. Também abriga o Pico da Neblina (2.994 m), o ponto mais elevado do Brasil, próximo à fronteira com a Venezuela. Manaus, a capital, é a maior cidade. O Festival do Boi Bumbá de Parintins, realizado todos os anos, em junho, é a marca cultural do estado.
AMAZONAS (RIO)
Com quase 7 mil km de extensão, o rio Amazonas, localizado na América do Sul, nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru e, com seus afluentes, percorre grande parte e forma a Bacia Amazônica, sendo o maior rio em vazão de água da Terra e o mais extenso do mundo (6.992,06 km de extensão). Percorre o norte da América do Sul, a floresta amazônica e deságua no Oceano Atlântico, junto à Belém do Pará. Possuem 1.100 afluentes, formando a maior bacia hidrográfica do mundo, com extensão de 7.008.370 km². percorrendo Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela. No Brasil a bacia do rio se estende por 3.843.402 km² e banha os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso. Na margem direita, o Rio Amazonas tem os seguintes afluentes: Javari, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu etc. Os da margem esquerda são: Iça, Japurá, Negro, Trombetas, Jari etc.
AMAZÔNIA
Bioma que ocupa grande parte da América do Sul, com a maior biodiversidade do planeta, em fauna e flora. Com várias espécies de animais e vegetação exuberante. É conhecida como o “Pulmão do Mundo”, sendo suas atenções voltadas para a preocupação pela preservação e o desenvolvimento sustentável.
AMERICANA
Com 237.240 habitantes (IBGE, 2022), pertence às regiões de Campinas e Piracicaba, localizando-se a 133 km de São Paulo Capital. Possui 134 km² de extensão.
AMPARO
Município de São Paulo, famoso por ser estância hidromineral, com população estimada em 69.717 habitantes (IBGE, 2024).
ANANINDEUA
Município do Pará, com uma população estimada de 509.227 habitantes (IBGE em 2025); encontra-se na Região Metropolitana de Belém e é o segundo município mais populoso do estado.
ANÁPOLIS
Polo industrial e econômico do Esado de Goiás, tem mais de 420 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2025), e está dentro do planalto central brasileiro, situada a 1.017 metros de altitude. Distância a Goiânia de 50 km, além de estar a 140 km da Capital Federal, Brasília.
ANCHIETA (PADRE JOSÉ DE)
(1534-1597) Nascido em 1534, nas Ilhas Canárias (Espanha), Padre José de Anchieta foi um importante missionário jesuíta, conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, desempenhando um papel fundamental na catequização dos indígenas e na fundação da cidade de São Paulo.
Estudou em Portugal e ingressou na Companhia de Jesus em 1551, chegando ao Brasil em 1553 para evangelização dos povos indígenas. Foi um dos participantes da fundação do colégio jesuíta da vila de São Paulo de Piratininga, nome alusivo, ao dia 25 de janeiro de 1554 – Pelo fato de na data ser comemorado o dia do apóstolo São Paulo, foi este o dia em que ocorreu a fundação da cidade de São Paulo. Foi ainda poeta, gramático, historiador e teatrólogo. Escreveu várias obras, deixando um grande legado para as fases iniciais da literatura brasileira. No Estado de São Paulo, foi homenageado com uma importante rodovia que liga a Capital à Baixada Santista. A TV Cultura, fundada no final dos anos 1960, é mantida pela Fundação Padre Anchieta, nome alusivo ao legado que deixou para a religião e cultura do Brasil.
ANDRADE (MÁRIO DE)
(1893-1945) Poeta e escritor notabilizado durante a Semana de Arte Moderna, de fevereiro de 1922, em São Paulo. Promoveu mudanças na linguagem literária, passando (no caso, o autor) a conversar com os leitores nos textos. Foi um dos pioneiros do Modernismo no Brasil. Autor de: Macunaíma (1928); Pauliceia Desvairada (1922) e Amar, Verbo Intransitivo (1927) – este último, voltado para o público adulto.
ANGRA DOS REIS
Município do Estado do Rio de Janeiro, no litoral, com 816,3 km² de área e 179.120 habitantes (IBGE, 2024). Tem, pelo menos, 365 ilhas, entre elas a Ilha Grande, uma das maiores ilhas costeiras do país.
ANJOS, AUGUSTO DOS
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (1884-1914). Escritor e professor reconhecido como um dos principais expoentes do simbolismo e do pré-modernismo brasileiro. Nascido na Paraíba, tem como obra principal “Eu”.
ANTÔNIO PRADO
Com 48 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico e considerado, em 2025, pela ONU, como um dos melhores destinos turísticos do mundo, Antônio Prado, na região da Serra Gaúcha, é considerada a “Cidade mais italiana do Brasil”, em razão de sua forte influência dos imigrantes oriundos da Itália no século 19. Área: 347,5 km²; População: 13.045 (IBGE, 2022). Distante 180 km de Porto Alegre e 53 km de Caxias do Sul. A cada dois anos, é realizada a Fenamassa, evento que mostra as tradições locais, como a produção de massas artesanais e os jogos coloniais, como o concurso de “quem come mais tortei” (tipo de massa típica italiana, em formato quadrado, com recheios).
ANYSIO, CHICO
(1931-2012) Um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, com mais de 200 personagens interpretados e icônicos, como: Professor Raimundo, Bento Carneiro, Alberto Roberto, Salomé, Bozó, Justo Veríssimo. Nasceu em Maranguape, Ceará, em 12 de abril de 1931. Seu nome oficial era Francisco Anysio de Oliveira Paula. Começou sua carreira no rádio e rapidamente se destacou, a partir do final dos anos 1950, atuando em programas como “Chico Anysio Show” e “Chico Total”. Além de ator e comediante, Chico Anysio também foi um diretor e roteirista. Seu legado cômico até hoje inspira e alegra humoristas e diverte os espectadores. Casou-se seis vezes e teve oito filhos.
APUCARANA
Município do Paraná, localizado no Centro Norte do estado brasileiro da região Sul, com superfície de 557 km², com população é estimada, para 2025 segundo o IBGE, de 134.190 habitantes. Distância rodoviária a Curitiba de 364 km.
AQUIRAZ
Primeira capital cearense, localizada no litoral do estado brasileiro do Ceará, faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza. A área é de, aproximadamente 480,236 km², com uma população estimada de 80.645 habitantes, segundo o último censo do IBGE, em 2022. Sua história e cultural rica possui influência de várias etnias, povos indígenas, colonização europeia e influências africanas.
ARACAJU
Capital do Estado brasileiro de Sergipe, na Região Nordeste. Foi fundada como cidade planejada em 1855. Situada no litoral, é banhada pelo Oceano Atlântico, tendo uma população, em 2022 (IBGE), de aproximadamente 602.757 habitantes – sendo a menos populosa das capitais nordestinas -. Apresenta belas praias e é um destino turístico a ser divulgado e com potenciais.
ARACRUZ
Município situado no litoral do estado brasileiro do Espírito Santo (Região Sudeste), com 103.363 habitantes, o décimo município capixaba mais populoso, segundo o IBGE (2025). Localiza-se a 83 km ao norte de Vitória, capital estadual. Área de 1.420,285 km².
ARAGUAIA, RIO
Importante rio brasileiro, com mais de 2.100 km de extensão. Nasce na Serra do Caiapó, em
Mineiros/GO, a cerca de 850 m de altitude, e percorre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, desaguando no Rio Tocantins. Forma a divisa natural entre os estados citados e percorre em direção norte. É parte integrantes da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, sendo um dos principais rios dessa região. Abriga também a ilha do Bananal (19.162,25 km²), a maior ilha fluvial do mundo, importante habitat ecológico e cultural. Suas águas são utilizadas para atividades ribeirinhas, pesca, turismo, lazer e agricultura. Abriga uma vasta biodiversidade.
ARAGUAÍNA
Cidade do Tocantins, com 171.301 habitantes (IBGE, 2025) e 4 004,646 km² de extensão. Localiza-se 384 km ao norte da Palmas, capital do estado integrante da Região Norte brasileira. Fica próxima à região turística do Jalapão e à região econômica do Matopiba (junção da siglas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, formando uma região de agropecuária e crescimento econômico crescentes).
ARAGUARI
Com 117.808 habitantes, segundo o IBGE, é um município integrante do Triângulo Mineiro.
A área é de 2 729,777. Faz divisa com o Estado de Goiás e é distante 671 km de Belo Horizonte. Esta localizada em um eixo estratégico econômico importante (entre Brasília e São Paulo), além de estar em uma posição logística rodoviária e ferroviária favorável.
ARANHA, OSWALDO
(15/2/1894 – 27/1/1960) Político, advogado e diplomata brasileiro. Nascido em Alegrete/RS,
Oswaldo Aranha foi um dos principais articuladores da Aliança Liberal, coligação que lançou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República, além de ter um papel crucial na criação do Estado de Israel. Ele presidiu a primeira Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1947, e foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 1948. Foi ainda, entre diversas funções, Prefeito de Alegrete, Ministro da Fazenda, das Relações Exteriores e Embaixador do Brasil nos Estados Unidos. É homenageado com logradouros em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.
ARAPIRACA
Stuada no Agreste alagoano, a cerca de 125 km de Maceió, é a segunda cidade mais populosa do estado, com um área de cerca de 345 km², e população estimada para 2024, de acordo com o IBGE, de 243.661 habitantes. É conhecida nacionalmente, na cena futebolística, pelo ASA de Arapiraca (Associação Sportiva Arapiraquense), que eliminou o Palmeiras na primeira fase da Copa do Brasil de 2002.
ARARANGUÁ
Município litorâneo do sul de Santa Catarina, localizado às margens da BR-101. É Um importante polo regional de comércio, serviços, indústria e turismo, atraindo visitantes em busca de natureza e lazer, em locais como o Morro dos Conventos – que oferece dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá. É conhecida, também como a “Cidade das Avenidas” devido ao seu layout urbano e ao centro com suas avenidas. Tornou-se município em 1880. Sua área é de 304,05 km² e a população é de 75.597 habitantes (IBGE, 2024).
ARARAS, SERRA DAS
Região localizada a noroeste da capital do Rio de Janeiro, cortada pela BR-116 (Via Dutra).
Localiza-se entre Piraí e Paracambi, no estado do Rio de Janeiro. É parte integrante
da Serra do Mar, com grande beleza ambiental, mesmo tendo problemas de desmatamento e desastres naturais. Possui um aclive de cerca de 180 metros e forma um ponto de conexão entre o planalto fluminense e a baixada fluminense. Com previsão de entrega para 2027 e um investimento de R$ 1,5 bilhão, há obras que visam modernizar Rodovia Presidente Dutra, suavizando curvas perigosas e aumentando a segurança e fluidez do tráfego. Quando entregue, a via reformada permitirá velocidades de até 80 km/h e terá quatro faixas por sentido. A imagem de Santo Antônio, encontrada no pé da serra, é um ponto de referência religioso e turístico da região.
ARARIPE, CHAPADA DO
Geoparque (o primeiro reconhecido pela UNESCO na Américas, em 2006), acidente geográfico e sítio paleontológico localizado na divisa dos estados brasileiros do Ceará, Pernambuco e Piauí, no Brasil. A chapada abriga áreas de conservação. Alcança altitudes de até 1.004 m e tem extremos em Exu/PE e Crato/CE. Formou-se na era geológica do Mesozoico, e tem potenciais para turismo ecológico. Abriga uma espécie endêmica e rara de pássaro, o Soldadinho do Araripe (Antilophia bokermanni).
ARARUAMA
Localiza-se no interior do estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos (população de 137 773 habitantes – IBGE, 2024 – e área 638,276 km²). A região teve seu surgimento ainda no período pré-colonial, marcada pela presença dos índios tupinambás e pela colonização portuguesa. Sua economia é uma das mais fortes da região. É conhecida por sua Lagoa de Araruama, que foi um importante centro de comércio de sal e abrigo de organismos pré-históricos. Apesar de problemas de poluição lacustre, há na cidade um ecossistema sustentável, com a atração ambiental de fauna.
ARAXÁ
Município localizado no estado de Minas Gerais, no interior do Triângulo Mineiro. O município possui uma área de 1.164 km² e uma população estimada de 111.691 habitantes (IBGE, 2024), sendo o 28° município mineiro mais populoso. Tem solos ricos em minerais, como nióbio e fosfato, e fontes de águas sulfurosas, que deram origem ao Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro.
ARINOS, AFONSO
(1905-1990). Afonso Arinos de Melo Franco, político brasileiro que conquistou notoriedade através da defesa dos direitos civis e pela luta contra a discriminação racial. Nascido em Minas Gerais, ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Desempenhou grande papel na derrubada da ditadura de Getúlio Vargas, no final anos 1940. Criador da Lei Afonso Arinos, em 1951, A Lei nº 1.390 (Lei Afonso Arinos), foi proposta por ele a partir de um contexto de crescente conscientização sobre as questões raciais no Brasil, onde a discriminação racial era muito comuns, apesar do fim da escravatura, em maio de 1888. Foi idealizada a partir de um episódio de racismo enfrentado por um motorista negro de Afonso Arinos, que foi impedido de entrar em um estabelecimento comercial. A Lei Afonso Arinos representou um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária no Brasil, influenciando a legislação, a reflexão pela igualdade racial, a conscientização contra o racismo e o direito à dignidade para todos, sem exceção.
ARIQUEMES
Município brasileiro localizado no estado de Rondônia, região Norte. É a principal cidade do Vale do Jamari. Foi fundada em 21 de novembro de 1977 e é um importante polo de educação superior, criação pecuária e extração de cassiterita, o que atraiu migrantes de várias regiões, em especial, nordestinos. A partir da descoberta desse mineral, em 1958, ocorreu o aumento do desenvolvimento da região. Tem 96.833 habitantes (IBGE, 2022) e uma área de 4.426,143 km². É o quarto maior município rondoniense em população e se situa, via rodoviária a 202 km de Porto Velho, capital do estado.
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Um dos mais sofisticados balneários brasileiros, localizado na Região dos Lagos, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Ganhou fama internacional após à visita da atriz Brigitte Bardot, nos anos 1960 – estima-se a presença de proprietários de casas de veraneio vindos de mais de 50 nacionalidades na região -. Possui 23 praias, tendo Geribá e João Fernandes as mais conhecidas. Possui infraestrutura e belas paisagens, além de atividades de mergulho, lazer, gastronomia e e compras. População (IBGE, 2022): 40.006. Área de 70,9 km². Fica a 173 km da capital fluminense.
AROUCA, SÉRGIO
(1941-2003). Um dos maiores nomes da Medicina e da Saúde Pública no Brasil. Como sanitarista, foi líder na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos melhores sistemas gratuitos e inclusivos de saúde pública do mundo. Gradou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1966. Foi também político e filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e ao Partido Popular Socialista (PPS). Exerceu o cargo de Presidente da Fiocruz entre 1985 e 1998 e foi deputado federal por dois mandatos. Seu legado estende-se até os dias de hoje, promovendo o acesso universal à saúde pública, a vacinação, o atendimento às famílias e as Unidades Básicas de Saúde, entre outras ferramentas.