O Brasil é composto, de acordo com classificações do IBGE, por cinco Macrorregiões (ou, simplesmente, regiões), caracterizadas por aspectos geográficos e socioeconômicos em comum.
Região Norte

É a maior região brasileira em área. Tem clima equatorial, vegetação amazônica e alguns locais de cerrado, uma planície acompanhada de depressões e planaltos residuais no sul e no norte ( onde fica o ponto mais elevado do Brasil, o Pico da Neblina, com quase 3 mil metros de altitude). Sua economia é baseada no extrativismo vegetal e mineral (extração de madeira e jazidas de ferro e manganês). Apresenta, ainda, a Zona Franca de Manaus, polo surgido na década de 1960, com incentivos fiscais.
Região Nordeste

Região composta por paisagens que vão do litoral arenoso e tropical até um trecho de Amazônia no oeste do Maranhão. Não se pode deixar de destacar o sertão nordestino, que preenche grande parte da região.
Mesmo com o clima semiárido e vegetações de Cerrado e Caatinga, o Nordeste brasileiro tem muitos potenciais econômicos. Possui uma diversidade cultural riquíssima, e é berço de grandes artistas nacionais em várias áreas. O turismo é outra importante atividade da região, em vários estados. Os maiores centros regionais do Nordeste (Salvador, Natal, Recife, Maceió e Fortaleza), recebem grandes eventos nacionais, além de oferecer, nas cidades e em seus arredores, muitas atrações aos visitantes.
Mesmo com todas as dificuldades, secas, falta de oportunidades, desigualdades e êxodos para regiões mais ao sul e sudeste do Brasil, o nordestino não perde a fé e nem a alegria; isto se justifica nas festas de Carnaval (exemplos: Salvador, Recife, Olinda) e São João (as festas juninas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) são algumas das maiores do mundo).
Região Centro-Oeste

Caracterizada pelo Planalto Central e pelo Pantanal (a maior planície alagada do mundo), apresenta belas paisagens. Abriga a capital Brasília desde 1960 e tem nas capitais as suas cidades mais importantes, além de cidades com traçado planejado (Brasília e Goiânia, como exemplos).
Sua economia é baseada na agropecuária, com diversos municípios, especialmente do MT, sendo dos maiores produtores de soja do país. Não é uma região muito povoada, mas sim extensa.
Região Sudeste

A Região Sudeste (composta pelos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), é a primeira em população e quarta maior em superfície do Brasil.
Tem clima tropical e, nas regiões mais altas, o Tropical de Altitude, que é mais ameno, com verões chuvosos e invernos secos. Sua vegetação predominante é a Mata Atlântica, que foi quase toda devastada pela ocupação urbanização da região. Tem relevo planáltico, com morros arredondados (“Mares de Morros”) e diversos pontos acima dos 2.000 metros de altitude. Por conta de sua geografia acidentada e de problemas de preservação ambiental, infelizmente, acontecem desastres naturais que prejudicam o ambiente da região, como em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais.
Possui a maior economia do Brasil, com metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, grandes indústrias, setores primários e de comércio bastante produtivos e eficientes. Também é o maior centro cultural e econômico do país, assim como tem a melhor infraestrutura de transportes e comunicações.
São Paulo Capital é um dos maiores centros financeiros do mundo. Além de ser sede de maior parte das empresas do país, tem uma extensa mancha urbana. É uma das maiores cidades do mundo. O interior de SP e as praias paulistas são regiões prósperas e tem, na agropecuária e turismo, respectivamente, suas maiores atividades econômicas.
As paisagens do Rio de Janeiro e sua geografia diversificada fazem da “Cidade Maravilhosa”, a mais visitada do Brasil, tanto por brasileiros como por pessoas de todo o mundo, em atrações como o Pão-de-Açúcar e o Cristo Redentor.
Minas Gerais se destaca pelo grande número de serras, pela geologia e recursos minerais riquíssimos e pela produção de leite e derivados. Apresenta, como culinária típica, feijão tropeiro, pão de queijo, torresmo e cuscuz, entre outros, e é também um berço de grandes nomes da cultura, da literatura e celebridades nacionais.
O Espírito Santo tem grande potencial turístico e belas paisagens, como em Vitória, capital do Estado, além de um relevo montanhoso. O estado é a terra natal do cantor Roberto Carlos, nascido em Cachoeiro do Itapemirim, localizada no interior do estado.
Região Sul

Com forte influência da imigração e ponto estratégico para o Mercosul, a Região Sul tem uma característica diferente das demais regiões: o clima mais ameno, com as quatro estações bem definidas, verões quentes e invernos muito rigorosos, com possibilidades de geadas e até mesmo neve, fenômeno raro, mas que atrai turistas de todo o país para as regiões serranas de SC e RS.
Os três estados apresentam indicadores socioeconômicos de altos índices. A agropecuária, a indústria e o turismo são as atividades econômicas de destaque.
A Mata de Araucárias, a Mata Atlântica e o Bioma Pampa proporcionam belos complexos de paisagem. A cultura gaúcha é uma das principais identidades da região (com elementos como tomar chimarrão, comer churrasco). A cultura açoriana dos “manezinhos” de Florianópolis e a cultura eslava do Paraná também fazem parte das características da região sul.