O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial (com uma área de 8.515.767,049 km²), e ocupa 47% da superfície da América do Sul. Tem um relevo relativamente baixo e suave em relação a outras regiões do mundo. Apresenta bacias sedimentares (como a da Amazônia) e planaltos de altitudes moderadas.
O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, no Amazonas, com 2.995 m acima do nível do mar.
A maior parte do seu território encontra-se na zona tropical, com várias regiões de climas quentes, úmidos e de semiárido. O grande volume de chuvas em boa parte do território faz com que o país tenha o maior potencial hídrico mundial e uma das maiores redes hidrográficas do planeta. Porém, há problemas climáticos, como tempestades e enchentes.
O litoral brasileiro, banhado pelo Oceano Atlântico, tem muitos trechos poucos recortados e algumas ilhas costeiras e também oceânicas (como Atol das Rocas e Fernando de Noronha). O país tem uma alta biodiversidade, graças aos climas e sua vasta extensão.
A divisão política atual do Brasil é de 27 Unidades da Federação (26 Estados e o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a Capital do Brasil), além de 5.570 municípios, que são territórios com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades de administração próprias do país.
Segundo o IBGE, com dados de 2022, o país tem uma população de mais de 203 milhões de habitantes.